sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maquete Igreja Santa Maria de las Brisas

Um dos mais difíceis trabalhos do 1º semestre foi sem dúvida fazer a maquete dessa diferente igreja localizada em um condomínio de classe alta no Chile. Por mais que pareça fácil você acaba descobrindo o contrário, isto porque na arquitetura tudo tem que ter proporção, escala... Daí eu e meu grupo corremos atrás pra tentar descobrir as medidas e principalmente em qual escala fazer a maquete, até o próprio arquiteto Fernando Domeyko tentamos contatar (risos) mas não funcionou. A professora acabou indicando um livro com algumas informações, porque na internet não se achava muita coisa (vamos dizer que não é uma obra conhecida), achamos até a planta-baixa do lugar masssssss escala que é bom NADA. Meu inteligente colega Orlando (tenho certeza que ele vai se gabar disso) conseguiu achar essa tal da escala mexendo a imagem no photoshop e tchantchanramram... depois de mais ou menos 3 semanas de pesquisa começamos a fazer...
Mesmo tendo muitos encontros, parecia que nunca chegava ao fim.Essa maquete não foi como a outra de isopor (nem de tamanho nem de detalhes), escolhemos um papel especial chamado Paraná e como não tínhamos idéia de como ia ficar ainda fizemos moldes, então você já deve imaginar mais ou menos o trabalho que deu!!! Depois de várias tardes,e ainda levando material pra casa pra tentar terminar, começamos montar a real maquete.. daí não paramos 3 dias cansativos, tarde e noite pra finalizar.. e o resultado não ficou ruim (para primeira maquete)!





               Detalhe que até os móveis colocamos, créditos para Beatriz Sousa que teve a paciência de fazer!

                                                         

Nós, futuros arquitetos! (Orlando, eu, Beatriz e Ana Luiza)

Primeira parte finalizada (a mais trabalhosa), a segunda parte foi apresentar em um seminário o contéudo da matéria (Introdução à Arquitetura e Urbanismo) mostrando os Condicionantes (fatores que estruturam a busca das soluções arquitetônicas, como por exemplo o meio ambiente), Componentes (estrutura, cobertura, muros e aberturas,etc) e Qualificadores (cor, luz, textura,etc)! Nossa apresentação foi boa, e ficamos tranquilos, mas quando a nota saiu eu fiquei chateada, depooooooois de tanto esforço ganhamos só um 8,0. E o pior é que nem adianta argumentar com o professor! Moral da história: em arquitetura você nunca vai ter a nota que merece!

Agora algumas fotos e informações da Igreja Santa Maria de las Brisas, que de início nem me interessei muito mas após estudá-la vi que excelente obra arquitetônica ela é!


A Igreja foi projetada para ser um local de meditação e serenidade. O interior é escuro e passa a sensação de um observatório celeste, pela incidência de pontos luminosos provenientes da luz do Sol que ilumina o santuário indiretamente.Desde o nascer do Sol, as aberturas cravadas na parede do altar são realçadas pela claridade que os raios refletem na cruz. O formato oval além de criar a sensação de expansão espacial, é resistente contra terremotos e protege o exterior da Igreja dos fortes ventos do Sul. Para completar a simplicidade e beleza do lugar, o conjunto é cercado por árvores de boldo, valorizada por suas propriedades medicinais.
A construção foi realizada com simulações de computador para testar os efeitos tectônicos, de iluminação e acústica; ajuda de dezessete alunos do arquiteto e de diversos profissionais da área; embora o design tenha sido feito a mão, tendo custo total em torno de 2,5 milhões de dólares.
Localização: Condominio de classe alta Las Brisas de Santo Domingo - Santo Domingo Chile
Arquiteto: Fernando Domeyko (professor do MIT)
Engenheiro (estrutura): Eduardo Spoerer







Mais informações sobre a Igreja e qualquer dúvida entre em contato comigo! ;)


2 comentários: