segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1º Seminário Internacional Brasil-Canadá: Questões Urbanas - UNIFACS

Hoje tive uma ótima experiência com o seminário que aconteceu na faculdade. Foi o dia todo de palestras e debates sobre as questões urbanas entre Brasil e Canadá, principalmente entre minha cidade Salvador e a província do Quebec. Entre os palestrantes: sociólogos, arquitetos, filósofos, professores foram abordando temas como a colonização e desenvolvimento de Salvador bem como os aspectos sociais relacionados às políticas urbanas, além de apresentação de projetos de estudo dos alunos graduados canadenses (apropriação do espaço urbano em parques, comparação do Pelourinho – Salvador com o bairro St. Roch – centro histórico do Quebec , e uso de cooperativas para intervenções urbanas). Tinha certeza que ia ser um seminário improdutivo, mas me enganei. Mesmo ainda me considerando caloura e não tendo muitas idéias formadas sobre urbanismo (que alias não sabia que ia me interessar tanto), consegui tirar proveito de uma parte do que foi abordado. Quem sabe aos poucos vou absorvendo pra me inspirar e formar a minha própria idéia!!!

Pelourinho - Salvador

St. Roch - Quebec

Esse seminário só fez querer mais ainda fazer intercâmbio, e o primeiro lugar que eu já tinha escolhido era justamente o Canadá. Agora formei um outro pensamento, além de acabar de aprender inglês descobri que tenho que aprender URGENTE francês! Hahahahah ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário