terça-feira, 2 de agosto de 2011

Urbanismo

Como hoje estava estudando uma matéria de Urbanismo, resolvi escrever sobre ele. Já havia mencionado que sempre soube que ia cursar Arquitetura, mas realmente nunca me interessei  pela palavra Urbanismo. Só quando comecei a faculdade que eu descobri a minha também aptidão nessa área.. Enfim, me apaixonei lendo o livro de Jaime Lerner (GRANDE ARQUITETO E URBANISTA que ‘revolucionou’ a cidade de Curitiba) Acupuntura Urbana, onde ele demonstra que pequenas intervenções em pontos da cidade proporcionam uma melhor leitura dela! É muito bom.. uma leitura fácil e divertida.
Abaixo uma pequena reportagem sobre o motivo dele se tornar referência mundial em planejamento urbano:

Jaime Lerner

Planejamento urbano é, dentro da multidisciplinaridade do urbanismo, o campo que lida com o aspectos técnicos e políticos relacionados ao uso do espaço, bem estar humano, desenho urbano desenho ambiental em todas as suas aplicações (circulação, transporte, comunicações). Além disso, um dos pontos mais relevantes do planejamento urbano, hoje, é a proteção e conservação do meio ambiente. (Fonte: Wikipédia)
Por causa de Jaime Lerner, me inspirei e descobri que Urbanismo ia fazer parte da minha vida!!
Esse semestre vai ser mais para esse lado urbano, como matérias de cartografia, topografia, utilizando mapas e estudando os elementos da paisagem urbana.

Livros indicados: Paisagem Urbana - Gordon Cullen, Acupuntura Urbana – Jaime Lerner, A Imagem da Cidade – Kevin Lynch 

Um comentário: